Arquivo do blog

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Bolo de Laranja Low Carb


Olá pessoal! Depois de uma semana sumidos, voltamos a ativa! Estamos com projetos novos e também testando muitas receitas para postar para vocês! E, é uma destas receitas que eu trago para vocês hoje! Prática, gostosa e para comer sem culpa!
Como vocês já perceberam, é um bolo de laranja! E há Muitos carbofóbicos por ai quase jogando o celular longe ou então fugindo do PC!rsrs Calma, calma! Não precisa apavorar! Temos que sempre tem em mente que Low Carb não é igual a No Carb. E a laranja pode ser consumida (com moderação) quando se segue um estilo de vida Low Carb! Nesta receita, usei para a massa, uma laranja inteira (isso mesmo, laranja bem higienizada, tirei apenas as sementes), e o caldo de uma laranja pequena para fazer a calda! Isso, totaliza, para um bolo inteiro 33,65 gramas de carbos líquidos (contando com todos os ingredientes!). E um bolo inteiro, você provavelmente não vai comer sozinho! Então, vai sem culpa!
Bom, vamos aos ingredientes da massa:
- 4 ovos grandes inteiros
- 1 laranja inteira (com casca, sem sementes)
- 200 gramas de côco ralado sem açúcar
- 300 a 350 ml de leite de côco
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga sem sal (você pode substituir por óleo de côco)
- 2 colheres de sopa de fermento químico
- Adoçante de sua preferência a gosto.

E, para a calda vamos precisar de:
- Suco de uma laranja inteira
- 1 colher (de café) de manteiga
- Adoçante a gosto.

E bora cozinhar, já deixe seu forno ligado, potência alta. E, reserve também uma forma (usei uma de 23 cm de diâmetro), untada com manteiga ou óleo de côco (apenas no fundo) e polvilhe côco ralato, apenas no fundo. Considerando que você já cortou a laranja para tirar as sementes, vamos pular essa parte!rs Coloque os ovos no liquidificador, juntamente com o adoçante e a manteiga, bata bem, até espumar, adicione a laranja aos poucos, para que o liquidificador consiga triturar por igual, bata bem, pois é importante para que sua massa não fique com pedaços grandes da casca. E não, não retire a casca, ela tem um papel importante aqui! A casca da laranja deixa o bolo leve, fofo e com um sabor incrível. Adicione então o côco e o leite de côco, aos poucos. Se ficar muito pesado para o liquidificador, você pode passar tudo para uma tigela, e terminar de misturar a mão mesmo (foi o que fiz!). O leite de côco, fui colocando conforme a necessidade da minha massa, vocês podem ver na foto, que não parece massa de bolo convencional (mais uma vez, né?!), mas de todos os bolos Low Carb que testei até hoje, esse é o mais maravilhoso de todos! Bom, quase todos os ingredientes já foram, então, vamos acabar logo com isso e colocar o fermento: misture bem! Com a forma já preparada, despeje a massa, deixe ela certinha e leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, mas como já disse, tudo depende do seu forno, então, fique de olho!
E agora, vamos para a calda, a coisinha mais simples do universo: junte tudo, leve ao fogo e deixe ferver! E está pronta a sua calda! Despeje no bolo ainda quente! E aí é só escolher se vai provar ele morninho ou gelado! Provamos das duas formas, e gelado ficou divino!
E aqui vai meu agradecimento especial: Mãe, obrigada por registrar, ainda na minha infância, a memória do seu bolo de laranja maravilhoso (que o Gabriel disse que comeria até do chão!rsrs), se não fosse por sua receita, eu jamais teria a ideia de adaptar ao nosso estilo de vida, obrigada! E acreditem, quando vocês sentirem o sabor maravilhoso deste bolo, também vão querer agracer a minha mãe!rsrs Bom apetite e sucesso a todos!

14 comentários:

  1. Boa noite!! Vcs podem mandar uma receita de bolo de cenoura low carb?! Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávia! Boa noite! Já anotamos a sua sugestão e logo iremos testar uma receita bacana de bolo de cenoura! Fica atenta, que logo que testarmos, iremos postar, ta?! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Oi! Faço a dunkan e os bolos especiais p a Dukan já me enjoaram, pq São muito pesados... Minha dúvida: posso substituir o.leite de coco por leite integral? Isso comprometeria a estrutura do bolo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda! Olha, eu nunca usei leite nesta receita, por medo de comprometer o resultado... Esta foi a primeira tentativa de adaptar para low carb, e por sorte, foi sucesso já de cara...rsrs mas, respondendo de forma mais consistente, eu não substituiria..por conta do medo mesmo.. Espero que vc esteja gostando do blog! Volte sempre, sucesso!

      Excluir
  3. A casca da laranja que vc fala é o bagaço a parte branca ou é a casca mesmo a de fora pois a de fora tem o sumo não fica amargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem vindo/a! Nesta receita, uso a laranja inteira, inclusive a casca casca..rs a única coisa que retiro são as sementes, pq pode amargar o bolo! Obrigada pela visita, volte sempre! Sucesso!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oii. A qtde de adoçante é a gosto, porém não sei se faço equivalente a 1x, como na receita na normal, seria isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vinda! Olha, tudo vai depender do adoçante que vc usa! Pois geralmente eles adoçam numa proporção diferente do açúcar, geralmente pra mais! Te sugiro ir colocando aos poucos e ir testando o sabor.. Nos meus bolos, tenho usado o adoçante magro, líquido (não é lá o mais indicado, porém, é o que está cabendo no bolso!rs), e deste adoçante específico, uso uma colher de sopa + uma esguichadinha..rs obrigada pela visita! Volte sempre, sucesso!

      Excluir
  6. olá fermento químico? qual a diferença do outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo/a! O fermento químico é o famoso Pó Royal ou similares, que é um fermento específico para bolos. O fermento biológico é indicado para pães, pizzas e afins... Mas nunca usei em Low Carb! Estou me programando para isso...rs Então se quiser nos seguir, sinta-se a vontade, aí vc não irá perder as novidades do blog! Abraço e sucesso!

      Excluir
  7. Minha massa ficou bem líquida, coloquei óleo de coco em vez da manteiga, agora a dúvida ficou na temperatura do forno, tá no máximo,espero que não queime, assim que sair do forno comento.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Fiquei com dúvida quanto ao adoçante, devo usar o líquido ou o em pó?
    Aqui na minha casa costuma usar o açúcar light, não tenho noção da quantidade que devo usar.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Posso usar farinha de coco no lugar de coco ralado? E o coco ralado pode ser de pacote ou só o fresco?

    ResponderExcluir